12/04/2022

Curiosidades sobre o Champanhe

Nessa matéria vamos explicar um pouco sobre a origem do champanhe, para você que é amante de um bom espumante e quer se aprofundar nesse assunto, mas antes precisamos saber qual é a forma correta da escrita, afinal de contas é champanhe ou champagne? 

Em português a forma correta é champanhe. Champagne é uma região quase no extremo norte da França onde se deu início originalmente a sua fabricação, essa bebida tão popular hoje em dia foi inventada por um Mônaco chamado Dom Pérignon, que viveu entre 1638 e 1715.

O que muitos não sabem, é que segundo a lenda, a modelagem da taça está associada ao formato dos seios da Madame de Pompadour, amante do rei Luís XV.

O champanhe não deve ser servido de uma vez, e sim em duas etapas, para que as bolhas se assentem na taça. E pegue sempre a garrafa pelo fundo.

Com o passar do tempo, os modelos foram se aperfeiçoando até chegar ao que conhecemos hoje como; Taça CoupeTaça Tulipa e a Taça Flauta ou como muitos costumam dizer (flûte). Essas taças proporcionam o espaço necessário para as bolhas e ao mesmo tempo concentra os aromas.

O que é Pelarge? 

Pelarge nada mais é a liberação do gás carbônico no champanhe, esse processo se forma em pelo menos 18 meses nas garrafas. Através das bolhas do espumante você consegue notar se ele é de qualidade: Se elas forem pequenasrápidas e em grande quantidade. E para manter a qualidade do champanhe, é necessário usar o recipiente limpo e adequado.

 

Você sabia?

Em uma garrafa de champanhe há mais de sete milhões de bolhas.

Fonte: https://www.bbc.com/