O hábito de brindar é conhecido em todo mundo, virou uma tradição. Mas você sabe como e porque isso começou?

As histórias não são muito claras por ser um gesto muito antigo, por isso existem diferentes estudiosos que apontam diferentes versões sobre a origem do brinde. Então, vamos te apresentar as mais populares e curiosas histórias.

A primeira versão é que o brinde surgiu na antiguidade, e veio não com o intuito de celebração como nos dias de hoje, era uma questão de vida ou morte. Naquela época, era comum que fosse colocado veneno nas bebidas dos inimigos para assassiná-los,por isso passou a ser um ato de segurança e confiança beber um gole daquilo que você estivesse servindo aos seus convidados, para mostrar que a bebida não estava envenenada.

Porém alguns estudiosos dizem que o ato do brinde só se disseminou na época em que povos inimigos faziam um jantar entre seus líderes para declarar paz entre eles. Foi a partir daí que o brinde se consolidou como um gesto de paz e harmonia.

Outra história bastante interessante vem da Grécia antiga e dos Romanos, nestes dois locais existe o costume de homenagear o Deus do vinho e das festas antes de dar o primeiro gole na bebida. Na Grécia a homenagem é erguer as taças aos céus antes de beber, como forma de adoração. Já os Romanos ao invés de erguer as taças, simplesmente viravam uma pouco da bebida no chão, ou até mesmo na mesa onde estavam bebendo. Talvez você já tenha ouvido falar sobre o isso, é o que chamamos hoje “dar um gole para o santo”.

O brinde é um ato tão antigo que até para descobrir o significado da palavra BRINDE é complicado, muitos acreditam que a palavra tenha surgido em homenagem à cidade italiana de Brindisi, enquanto outros estudiosos defendem que a palavra vem do espanhol “brindis”, derivado da expressão alemã “ich bring dir’s”, que significa “bebo por você”, que faz bastante sentido, não é?

Na Inglaterra, “brinde” se chama “toast” que, significa torrada. E isso é por motivo histórico, pois ingleses possuíam a tradição de servir um cálice de vinho com um pão torrado no fundo, e dividir o mesmo cálice com seus convidados até que chegassem ao pão no fundo.

Brindando pelo mundo

No Brasil quando brindamos dizemos saúde ou “Tim tim”. Na França se diz Santé, nos países de língua espanhola o correto é Salud, na Grécia eles dizem Steniyasas, na Alemanha, Prost, já os russos preferem falar Za zdorov que quer dizer felicidade.

Gostou desse conteúdo? Continue acompanhando as notícias e curiosidades aqui do Meu Copo.  Saúde e até o próximo post.

Visite nosso site!